agresteurgente@gmail.com

domingo, 20 de abril de 2014

Casos de picada de escorpião são registrados em Caruaru, no Agreste

Salgado e Nova Caruaru são alguns dos bairros com mais ocorrências. Segundo especialista, término do verão tem provocado presença do animal.

 Animal gosta de lugares úmidos, diz biólogo  (Foto: Reprodução/ TV Asa branca)Animal gosta de lugares úmidos, diz biólogo
(Foto: Reprodução/ TV Asa branca)
G1 - Até o mês de abril de 2014, 55 casos de picada de escorpião foram registrados em Caruaru, no Agreste pernambucano. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, os bairros com mais ocorrências são o Salgado, Rendeiras, Nova Caruaru e Inocoop. Entre os motivos está a grande quantidade de vegetação existente ao redor desses locais. Durante 2013, 386 casos foram registrados.
Segundo o coordenador técnico do Laboratório de Entomologia da pasta, Geraldo Grevi, é preciso ficar atento ao que atrai o animal. "Pessoas que criam animais em casa geralmente colocam resto de comida no quintal, e àquela comida atrai a barata. E por sua vez, a barata atrai o escorpião", afirma. Ainda de acordo com o coordenador, é necessário ficar alerta a locais onde os escorpiões gostam de se esconder: toalhas dos banheiros, sapatos e tapetes.
Para o biólogo Marcelo Bezerra, o término do verão tem provocado a presença dos escorpiões. "As fortes chuvas vêm junto com um 'tempo abafado'. A noite quente é propícia para esse animal, que tem hábito noturno e gosta de lugares úmidos", explica.
Uma equipe do setor de vigilância ambiental da Secretaria de Saúde de Caruaru circula pela cidade de segunda à sexta-feira para acabar com os focos do animal. Solicitações para retirar os focos podem ser feitas por meio dos telefones (81) 3701-7423 e (81) 3701-1424.